quarta-feira, 19 de março de 2008

IVAN RIBEIRO - UM ARTISTA DO FUTMESA


Todo botonista tem é claro o seu time do coração, na mesa e fora dela, prefere jogar de ficha ou régua, se adapta melhor finalizando de 11 ou de 13 graus, acredita que o melhor material para a sua equipe ser produzida é o paladom ou o acrílico, enfim.

As escolhas também passam pelo artesão que irá ter a responsabilidade de fabricar o seu time, e aí as preferências não são menos caprichosas e plenamente "justificadas". Manoel, Ivan, Piruka, Salatiel, Gerson e outros, hoje produzem botões de qualidade que jogam em inúmeras mesas do Rio Grande do Sul e demais lugares.

Admirado por muitos, endeusado por alguns, Ivan Ribeiro, hoje em Rio Grande, é sem dúvida um dos grandes nomes quando o assunto é fabricar botões. E para que os internautas pudessem conhecer um pouco de sua história e de seu trabalho, o seu companheiro de clube na Riograndina, enviou ao Gothe Gol dados e informações que publicamos aqui. O agradecimento do Editor a Silvio Silveira pela colaboração e pela imagem desta postagem que tem Ivan Ribeiro, Campeão por Equipes Gaúcho em 2006 pela Riograndina (é o segundo a partir da esquerda na foto).

Ivan Lopes Ribeiro nasceu em Rio Grande em 14/06/1955 (data de nascimento de Ernesto Che Guevara, para muitos um assassino, para outros um idealista) filho do mecânico Sr. Irineu de Oliveira Ribeiro e Sra. Idema Lopes Ribeiro.

Foi o primeiro artesão a confeccionar botões embutidos no RS na Regra Baiana, primeiro artesão a utilizar acrílico madrepérola no RS na Regra Baiana e primeiro artesão a confeccionar goleiros de madrepérola nesta regra. Confecciona botões para 6 regras em todo Brasil. São 2.500 TIMES vendidos na regra baiana em 20 anos de profissão.

Hoje possui em seu estúdio, vistoria técnica em todos os botões, sendo que aqueles com defeito são destruídos, são verificados graus, design, altura, etc...

Confecciona paladom a 18 anos. Primeiro artesão no Brasil a criar o paladom perolizado. Silvio lembra ainda, da polêmica causada quando Ivan retirou o furo dos botões do centro, buscando a perfeição dos escudos, e que hoje praticamente todos copiam e também aceitam.

Vendeu 2 times para os Estados Unidos e 4 para o Japão, tendo como prova a correspondência de retorno. Possue campeões Brasileiros em 4 das seis regras em que fabrica botões. (Baiana, Dadinho, 3 toques, 12 toques), sem falar em outras competições como Estaduais, Taça, veterano, etc...

" Por isso acredito sinceramente que onde tem Futmesa no Brasil, fala-se em Ivan Ribeiro ", encerra dizendo o entusiasmado companheiro de clube, Silvio Silveira.

* Informações e foto by Silvio Silveira.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens ao site e parabens a Ivan Ribeiro, meu amigo e um dos maiores fabricantes de futebol de mesa do Brasil......
Um abração a todos.......