segunda-feira, 31 de março de 2008

MONTEVIDEO - CAPITAL DO FUTEBOL


Poucas cidades do mundo tratam suas referências futebolísticas com tanto destaque turístico. O Estádio Centenário é o símbolo de tudo o que Montevideo representa na história do futebol. Para os menos íntimos do futebol charrúa, Montevideo limita-se a Nacional e Penharol, mas outros 12 clubes montevideanos disputam a divisão principal do futebol ururguayo. Desconsiderando as cidades vizinhas da região metropolitana, nem Buenos Aires, Londres ou Rio de Janeiro tem tantos times. A média de clubes por habitantes assombra: há uma equipe de futebol para cada 50 mil montevideanos.


Nacional (de branco), Bolso ou Tricolor, um dos gigantes

Defensor Sporting Club (3 campeonatos uruguayos), Danúbio Fútbol Club (3 campeonatos), Montevideo Wanderers Fútbol Club (4 campeonatos), Rampla Juniors Fútbol Club (1 campeonato), Club Atlético Bella Vista (1 campeonato), Central Español Fútbol Club (1 campeonato), Club Atlético Progreso(1 campeonato), Club Atlético River Plate, Club Atlético Cerro, Centro Atlético Fénix, Liverpool Fútbol Club e Club Sportivo Miramar Misiones são os demais clubes da capital uruguaya.


Penharol, Carboneros ou Manyas, o outro gigante

É claro que a cidade está recheada de estádios, além do principal (Centenário na foto) que sediou todos os jogos da Copa do Mundo de 1930, a primeira, conquistada pelo Uruguayos. O Parque Central é o maior particular e pertence ao Nacional. O Luis Franzini é a casa do Defensor, enquanto que em um só lugar, nas redondezas do Parque El Prado estão outros três, o Parque Alfredo Viera do Wanderers, Parque Federico Saroldi do River e Parque José Nasazzi do Bella Vista. A alguns metros do Centenário ao sul, estão o Parque Luis Mendes Piana do Miramar e o Parque Palermo do Central. Há ainda o Jardines Del Hipódramo do Danúbio, o Charrúa (2º maior de Montevideo) da Prefeitura, que distante do centro não caiu no gosto dos torcedores, o Olímpico do Rampla junto ao Rio da Prata, o Luis Tróccoli do Cerro, o Parque Capurro do Fénix, o Belvedere do Liverpool, o Obdulio Varela do Villa Española, e o Parque Huracán do Huracán Buceo.

Apesar de terem pouca torcida, Defensor Sporting e Danúbio já brigam pelo posto de terceira força do país, e juntos conquistaram os últimos 3 turnos do campeonato e revelaram jogadores como Sorondo, Maxi Pereira, Sebástian Abreu, Recoba, Carini, Cavani e Chevantón.

A paixão do torcedor mantém o futebol vivo no país, por pior que seja a decadência das últimas décadas. Em Montevideo, o orgulho vem de conquistas do passado (Nacional e Penharol conquistaram 88 campeonatos uruguayos, 8 Libertadores e 6 mundiais de clubes), mas os torcedores fazem com que a paixão se mantenha igualmente viva no presente.

* Textos, textos modificados, dados e informações da Revista Trivela do mês de março/08. Imagens do site do Penharol e da internet.

Nenhum comentário: