terça-feira, 19 de maio de 2009

ARQUIVO HISTÓRICO GOTHE GOL


Nada mais interessante do que de tempos em tempos dar aquela remexida em caixas a muito tempo esquecidas em algum lugar do sotão ou mesmo de um armário. Invariavelmente quando fazemos isso, entre muitas coisas que esquecemos de nos desfazer ao longo dos anos, encontramos fotos, documentos, livros, anotações e uma infinidade de peças que nos devolvem a momentos ótimos de relembrar.

O Editor arregaçou as mangas, falou com colaboradores e abriu a sua caixa na redação do Blog, encontrando agradáveis surpresas, algumas que contam um pouco da história do Futmesa Gaúcho, e que a partir de agora passamos a dividir com os internautas, que a cada dia na verdade vem auxiliando o Gothe Gol na montagem, não mais de uma caixa que guarda memórias, fotos e documentos, mas o que o mundo de hoje nos desafiou, a construir uma memória virtual. Bem, mas isso será objeto de pesquisa daqui a muitos anos, portanto vamos começar a abrir a caixa que está em nossa redação. Se você tiver informações, documentos, detalhes sobre esta e outras peças importantes do nosso esporte, envie para gothe@terra.com.br e colabore com uma tarefa que é de todos, a de preservar a memória do Futebol de Mesa.

7º CAMPEONATO ESTADUAL - CANGUÇU/RS - Outubro de 1983


Quem já vivia ou leu os jornais da época, sabe que este estadual em Canguçu, antecedeu o primeiro título mundial de um time Gaúcho. Naquele ano o Grêmio foi Campeão do Mundo em Tóquio, abrindo caminho para que o nosso futebol fosse de fato internacional, pois era local até a conquista da Libertadores pelo Tricolor na temporada 83, diante do Peñarol do Uruguay de Fernando Morena.

A Liga Canguçuense de Futmesa ficava na rua General Osório, 774 e não tinha na organização da competição estas facilidades do uso de lap top, telão com projeção da tabela do campeonato, impressão de resultados, etc, os tempos eram bem outros.

Como o Web-leitor pode conferir nas imagens, tudo era datilografado e a tabela de jogos e a classificação acompanhada por anotações a caneta, cada "risco", um ponto.

No parágrafo 2º do artigo 6º do capítulo III do regulamento, apropósito de curiosidades, dizia que " Após o encerramento da 1ª fase do Congresso de Abertura, será oferecido um coquetel aos presentes ". Havia toda uma processualidade neste momento que dividia o Congresso em 3 fases, entre solenidades com a presença de autoridades e decisões da então União Gaúcha de Futebol de Mesa.

Já na época o artigo 23 do capítulo VIII que tratava das Disposições Gerais pautava que, " Os participantes deverão envergar, durante os jogos, camisetas ou blusões que identifique a entidade ou localidade representada ".

O campeonato que iniciou as 18 horas do dia 28 de outubro no Clube Harmonia, contou com a participação de entidades e/ou jogadores de Rio Grande, São Lourenço do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Livramento, Montenegro, São Leopoldo e é claro, Canguçu.

Disputaram a competição Rogério, AD, Claudio Nelson, Mariomar, Claudio, Conrado, Felipe, Clair, Gilberto, Elder, Ronaldo, Luciano, Gelson, Mario, Jader, Luis, Nei Custódio, Adriano, Aldir (Pelotas), Sergio de Oliveira, Monteiro, Cesar, Julio, Ademir, Ronaldo Larossa, Nelson, Guinter, Miguel, Rudnei, Aldir, Alexandre, Sergio, Victor, Claudio Luis, Antonio Carlos, Paulo Roberto, Paulo Roberto (São Lourenço), Zorzela, Betão, Pierobom, Gilnei, Hammes, Vladimir, Nelson Filho, Figueira e Debur.


Entre as anotações exploradas, o Campeão AD Farias Tedesco empatando sem gols com Felipe, caindo para Gelson por 3 a 1 e para Jader por 1 gol, vencendo Mauro pelo escore mínimo e goleando por 4 gols a Luis. Há muitas anotações incompletas, seriam de fato as anotações específicas da imagem logo acima deste campeonato, ou o espaço no papel foi aproveitado depois para algum torneio local, já que constam da documentação, mas reúne apenas técnicos de Canguçu ?


Bem, o AD de Canguçu fez a festa como sabemos, Clair da Riograndina foi o vice, Sergio de Oliveira da AFUMEPA que até hoje enfrenta as mesas pelo Rio Grande do Sul o 3º colocado, e Paulo Roberto Soares Monteiro também da Riograndina ficou com a 4ª colocação.

Já tivemos aqui no Gothe Gol o HISTÓRIAS DO FUTMESA, uma série de sucesso, temos certeza que esta nova série, mesmo que pequena, vai trilhar o mesmo caminho, mas mais do que isso, vai trazer lembranças de um tempo que não pode se perder. O Futmesa Gaúcho está pedindo a inciativa de um seminário que provoque o debate de seu futuro, mas é claro que não pode dar as costas a um passado riquíssimo, que já está a merecer um trabalho mais cuidadoso para reunir muitas das peças que estão fragmentadas por aí, e que reunidas podem contar muito da brilhante trajetória do esporte no Rio Grande do Sul.

O Gothe Gol dá apenas o ponta pé inicial de uma partida que todos estão convidados e convocados a jogar. Até o próximo ARQUIVO HISTÓRICO GOTHE GOL.

* O nosso agradecimento pela foto by Marcelo Silva utilizada como logo da série e a Victor Mecking pelo material de pesquisa.

Acompanhe à tarde todos os resultados e a classificação após mais uma rodada do Troféu Grêmio de cavados.

2 comentários:

Paulo R Schemes disse...

BELA MATÉRIA,
Recordar esta época é reviver momentos onde não tínhamos a tecnologia de hoje, mesas, computadores, botões, mas a paixão pelo esporte era a mesma. Na relação dos participantes podemos notar que poucos continuam hoje a participar deste cenário. Muito louvável tua iniciativa de registrar em seu Blog estes momentos marcantes.

Unknown disse...

Beleza de material e parabéns por divulgar o futebol de mesa de todo jeito discutindo o que tem pela frente e homenageando os que deram uma baita contribuição.O teu blog hoje na rede é a verdadeira digital,a marca registrada do botonismo.

Luis