quarta-feira, 20 de maio de 2009

NA AVALANCHE por Rafa Tosh


Que deus abençoe o novo comandante

Kuhn fatura o primeiro turno no liso. O GRÊMIO começa roubado bem cedo no nacional. Começa a era Autuori. Que deus lhe ajude a encontrar os melhores caminhos que levem ao TRI.

FUTEBOL DE MESA

* Que baita estadual por equipes que se aproxima! Desde que acompanho futebol de mesa no ano de 2000, acredito que nunca uma competição no Estado foi precedida de tamanha expectativa.

* Porto Alegre vem fortíssima com suas 4 associações. Todas baterão com igualdade de forças com os craques de Pelotas e Rio Grande. A Riograndina tem certo favoritismo, mas tudo dependerá do “dia” dos técnicos na competição. No mínimo umas 7 entidades tem a real chance de título. Quem descuidar e vacilar está fora.

* No liso do Grêmio, Kuhn após ter começado a competição e dar uma caída na fase final do turno, saiu com o título simbólico e está na final da 1ª etapa do Troféu Arena. Pode usar o segundo turno para fazer experiências com seu Botafogo.

* Segundo turno começa na quinta da semana que vem. Coordenador técnico promete divulgar a tabela até o final de semana.

GRÊMIO

* Já na segunda rodada do Brasileiro, a prática de roubalheira contra o GRÊMIO já aparece. Dá a sensação que a CBF distribui uma cartilha para a arbitragem, contendo entre outras determinações e orientações, a seguinte instrução: PREJUDICAR SEMPRE QUE POSSÍVEL O GRÊMIO.

* O GRÊMIO é odiado nacionalmente, não só pela arbitragem, mas pelos torcedores de outros clubes em geral. Somos um intruso no campeonato nacional. Não entramos na competição pensando em ganhar o título do Brasil, mas sim para conseguir a vaga para Libertadores, onde é o nosso habitat natural. Lá que nos defrontamos com equipes do mesmo espírito que o nosso. Aqui no Olímpico não existe futebol bailarino.

* Ganhamos nossos títulos na raça, na força e camisa. Jogar feio não agrada a mídia. O que vende é o golaço de Nilmar, pedaladas de Robinho, gols de Ronaldo. O GRÊMIO atropela os adversários sem a plasticidade de outros como um certo clube do aterro, que se tornou o “queridinho do Brasil”. Isso incomoda a todos do resto do Brasil, que nunca acreditam no potencial, mas acabam tendo que se curvar às glórias de certo clube cisplatino.

* Faltam exatamente dois meses para comemorarmos o primeiro GREnal da história, com o curioso placar de 10x0 para os gremistas. O verdadeiro atestado de paternidade. Até esta data poderemos ter não o dobro, mas sim o triplo de Libertadores do rival lacustre.

* Muito boas as entrevistas de Paulo Autuori. Dá gosto de ouvir. Espero que ele incorpore o estilo de força histórico do GRÊMIO, ao seu método mais técnico que suas equipes desempenham. Por ser um técnico muito inteligente, acredito que a característica principal do futebol gremista não será extirpada de seu time.

ARGENTINO

* Vélez do torcedor Luis Medeiros perde a liderança. Já estava na hora. Perdeu para o Gimnasia por 3x1, e acumula três rodadas sem vencer.

* Com isso o Lanús que venceu o Rosário Central, assume a ponta com um ponto a menos.

* Equipe que vem crescendo bastante, após o técnico ex-gremista Alejandro Sabella ter assumido é o Estudiantes. Passou a metade do Clausura em último e hoje já está em quinto lugar. Na última rodada tocou 5 no Independiente em plena Avellaneda, jogando sem “La Bruja” Verón. Na Libertadores espera o vencedor de Boca x Defensor pelas quartas-de-final.

* Com a volta do gênio Riquelme, o Boca finalmente vence pelo Clausura depois de incríveis 7 rodadas sem vitória. O maior astro do futebol da América do Sul ainda perdeu um pênalti, mas os bosteros confirmaram a vitória contra o Arsenal pelo placar de 2x1.

* Nenhuma novidade. O River foi goleado mais uma vez. Desta feita tomou 4x0 do Huracan.

ARQUIVO HISTÓRICO GOTHE GOL

O Editor pega carona no sucesso do espaço de nosso colunista, para agradecer as mensagens que fizeram referência a estréia de ontem sobre momentos da história do Futmesa. Obrigado Paulo Schemes pelo comentário, obrigado pelos e-mails e torpedos, dos quais reproduzo um deles agora.

" Amigo Gothe,

Ao ler a matéria sobre o ARQUIVO HISTÓRICO GOTHE GOL, gostaríamos de cumprimentá-lo pelo excelente trabalho de resgate a história do futebol de mesa gaúcho, e salientar que representaram São Lourenço do Sul, os botonistas Edilberto Hammes, Guinter Hammes, Paulo Roberto Baungarten e Nélson Ferreira.

Um grande abraço e mais uma vez parabéns pelo trabalho.
LUÍS FELIPE LOBATO "


Também registrar a gentileza do sempre Campeão e um dos principais personagens da história do Futmesa, Guido Stein, que além da mensagem elogiosa, ofereceu colaboração na recuperação de peças, documentos e informações sobre o esporte, para publicarmos no ARQUIVO HISTÓRICO GOTHE GOL. O botonista Guido por ter a certeza de que mais do que o Editor, os apaixonados pelo Futmesa agradecem desde já este seu gesto.

2 comentários:

Rogerio Sacco disse...

Ganhamos nossos títulos na raça, na força e camisa. Jogar feio não agrada a mídia. O que vende é o golaço de Nilmar, pedaladas de Robinho, gols de Ronaldo. O GRÊMIO atropela os adversários sem a plasticidade de outros como um certo clube do aterro, que se tornou o “queridinho do Brasil”. Isso incomoda a todos do resto do Brasil, que nunca acreditam no potencial, mas acabam tendo que se curvar às glórias de certo clube cisplatino.

E EU QUE SOU AMARGO!!!!! EHEHEHEH

ABS

ROGERIO SACCO

Rafa Tosh disse...

Hehehehe. Que rabinho hein amigo Sacco? Essa tal copa do brasil desde que os participantes da libertadores foram impedidos de participar, virou um bônus para time de segundo nível. Paulista, XV de Novembro, Sport e outras nabas que o digam. Continue apreciando a LIBERTADORES pelo sportv!!!!
Abraço amigão,
RT