sábado, 16 de maio de 2009

HUNGRIA FECHANDO O SÁBADO

Budapeste - " Gothe, como todo bom campeonato, não pode faltar emoção. Aqui não foi diferente.

Mesmo com a má campanha me classifiquei entre os 16 como melhor quinto lugar. Portanto, como tive a pior campanha enfrentei na eliminatória o húngaro de melhor campanha na fase anterior, multicampeão, a lenda local.

Fui pro jogo sem muita pretenção mas com um pouco mais de embalo.

Não lembro se comentei mas as partidas tem 2 tempos de 13 minutos.

O jogo começou e o húngaro tranquilo pois imaginava que tinha uma barbadinha pela frente. Lá pelos 5 minutos do primeiro tempo depois de uma desatenção sobre a regra, bucha do húngaro 1 a 0. Se ele já estava tranquilo com o gol ficou mais tranquilo ainda, porém no finalzinho do primeiro tempo ele errou e a bola sobrou toda torta de muito longe. Pedi "shoot", a gol em húngaro, e ele não perdeu muito tempo arrumando o goleiro. Limpei a reguinha rosa na camisa, mirei, medi a força e... caixa, na gaveta, 1 a 1.

Os húngaros que estavam assistindo o jogo se espantaram. Fim do primeiro tempo. A mão já tava mais firme e eu mais confiante. Fui pro segundo tempo com esperança de tentar levar para os penaltis. A tranquilidade do húngaro a essa altura já foi pro espaço.

Início de segundo tempo e eu comecei a colocar em prática uma retranquinha esperta. O jogador não tem limite de tempo para a jogada (o que é estranho), vale o fair play. Lá pela metade do segundo tempo o húngaro começou a correr em torno da mesa e eu tranquilo dando uma amorcegada.

O entorno da mesa comecou a encher.

Aos 11 minutos do segundo tempo, uma bola complicada. Fiquei na dúvida entre cavar e dar um tapa. Resolvi cavar. Cavei mas a bola antes de sair bateu no meu defensor e saiu pela linha de fundo. Para mim, seria jogada simples mas o húngaro desesperado disse que batendo no meu antes de sair ele teria a possibilidade do sector, ou seja, passar e chutar (uma espécie de 2 lances). Começou uma discussão em húngaro, inglês e português. O pessoal da 12 toques que assistia o jogo entrou na polêmica. A comissão foi chamada. Conclusão, sector para o húngaro. O indivíduo estava nervoso diante do fiasco que seria empatar com o brasileiro. Mirou o passe tremendo mas acertou. Pediu shoot, caprichei na arrumação do goleiro mas foi em vão. Bucha do húngaro, placar final 2 a 1. Valeu como experiência.

Enquanto isso Marcelo Lages do Rio passava para as quartas de final. Nas quartas também fez bonito segurando o 0 a 0 com um jogador da Romênia. Infelizmente nos penaltis foi eliminado terminando a competição entre os 8 melhores.

O pessoal da 12 toques conquistava também o primeiro título mundial da modalidade com total supremacia vencendo todas as partidas com larga vantagem.

Amanhã serão disputados os jogos de dupla.

NOVO CAMPEONATO

Apenas complementando, está em tratativas avançadas a realização deste campeonato mundial no Brasil em 2011, mais precisamente em SP.

Sengundo o pessoal daqui, a expectativa inicial é que consigam de 20 a 30 participantes para se deslocarem até o Brasil.

As tratativas estão sendo pilotadas pelo húngaro Presidente da Federação Internacional e por Antonio de Franco, uma espécie de De Boer/Dirnei Custódio, da 12 toques, responsável brasileiro por todo esse trabalho de aproximação com a europa. Um abnegado.

Nada será definido agora. Dependerá apenas de uma resposta positiva do Brasil para organizar o evento. Para isso os representantes da 12 toques darão início desde já a tentativa de angariar verba, patrocinios etc.

Sem úuvida essa será a melhor oportunidade de se realizar o maior evento da história do futebol de mesa. Resta apenas ver como será possível administrar os interesses divergentes de cada regra, seus representantes, etc.

É fato que unificar o futmesa é uma coisa impossível, porém organizar uma competição que abrigasse todos as regras com centenas de mesa e de participantes passa a ser algo factível, similar ao que foi feito no Gigantinho em 2003.

Abs.

Cristian Baptista
CB Richard Ellis ".

No LANCE DE DOMINGO os resultados do Grêmio e a classificação do Troféu Grêmio de cavados, do COP, uma mensagem do sérvio Milos Krstic aos Gaúchos, mais Hungria e notícias do Futmesa.

Um comentário:

Marcelo Caju disse...

Prezado Cristian Batista

Vocês traram da Hungria alguma coisa sobre essa regra?Pelo pouco que vi é um "leva-leva" sem necessidade de toques,mas é interessante a chamada posse no setor.Esperamos noticias.

Abraços e bom retorno.Marcelo Caju