domingo, 3 de maio de 2009

LANCE DE DOMINGO


Justiça seja feita, o Presidente da FGFM André (na foto com as premiações da competição), mostrou todo o seu desprendimento ao coordenar com a conhecida competência o Estadual Sênior e Junior 2009, mesmo que seu filho no sábado estivesse completando o seu primeiro ano de vida. Mas até por isso, fica uma pergunta, onde estavam seus parceiros de Diretoria, para permitir que o Presidente pudesse compartilhar de melhor forma deste momento importante em família ? A FGFM tem outros 6 dirigentes, e exceção ao vice-presidente Vanderlei Duarte, todos em algum momento foram vistos na competição, dois deles inclusive jogando, como o Presidente. Mas sem dúvida que, se por um lado, isto denota uma dificuldade de trabalho em equipe, por outro realça a disposição do Presidente com o calendário da FGFM.

O Estadual mais uma vez contou com a impecável organização de um grupo que já é destaque no Futmesa Gaúcho pela capacidade, organização e união. O Círculo Militar mais uma vez deu uma demonstração de como se faz uma competição de qualidade, não esquecendo de nenhum detalhe. Mais uma vez a categoria Junior deve ao CM a sua realização, que só foi possível nos dois últimos anos, em função da determinação e trabalho do Círculo. É preciso relembrar que em Guaíba em 2007, o Junior não aconteceu. Uma luz no fim do túnel no entanto parece ter vindo de Encruzilhada do Sul, onde Joni está tomando inciativas que a muito não se via no esporte na promoção da prática pelos mais jovens.

Mas preocupa a repetição do discurso do dirigente máximo da FGFM, ouvido já quando de sua posse (e criticado aqui no Gothe Gol), de que o papel da Federação se resume a incentivar e apoiar toda e qualquer proposta de suas filiadas, e só. O Presidente com certeza vai desculpar o Editor, mas é do conhecimento até do mundo mineral, que o papel de uma Federação é o de estabelecer políticas de gestão do esporte que comanda. Isso serve para o futebol profissional, para o tênis, para o crícket, para a ginástica, para qualquer entidade que gerencie um esporte. Alguma dúvida sobre isso ? Fácil dissipá-la, basta uma consulta ao Conselho Nacional de Esportes sobre qual é o papel de uma entidade deste nível em qualquer modalidade. O próprio Editor do Gothe Gol pode fazê-la e repassar ao Presidente a resposta por escrito, com o timbre do Conselho Nacional.

Apoiar toda e qualquer inciativa de suas filiadas ? Quando analisada com critérios pela Federação e considerada viável, é uma atitude obrigatória, até mesmo óbvia, mas não uma política, pois é da prática diária.

Reitero que a atual Direção do esporte segue uma linha que em determinado período histórico foi corretíssima, a de recuperação financeira e organizacional da entidade, e executada com muita dedicação e competência. Mas é preciso um novo ciclo, que talvez tenha que redefinir o atual calendário, alterar o formato de competições (o sênior pela idade dos jogadores, não deveria ter uma única etapa por chaves, seguindo para as eliminatórias nas outras fases ?), criar uma categoria Master, a partir dos 55 anos (o grupo de jogadores nesta faixa já é significativo), decidir por incentivos inclusive financeiros, para clubes como o CM e Encruzilhada que conseguem desenvolver as categorias infantil e junior, estabelecer um plano de marketing e mídia, entre outras iniciativas, tornando o site da FGFM um instrumento ágil e moderno de informação do esporte, etc.

O papel dos espaços do Futmesa na internet, além de informar, questionar e debater, é o de se possível, de forma online acompanhar uma competição como por exemplo a deste Estadual, como foi feito aqui. No exato momento em que tocava o relógio encerrando o tempo das semifinais, o internauta lia o post que anunciava Breno e Paulo decidindo o título do Sênior. Minutos depois da vitória de Breno, o Web-leitor curtia a notícia da conquista e a bela foto do Campeão nos braços de seus parceiros de Franzen.

Papel também é dos espaços do Futmesa na internet, como reafirmamos, o de promover o debate sobre as dificuldades que enfrenta o Futmesa, dos equívocos expressados por seus dirigentes, e de seus méritos. Do questionamento sobre o que é afirmado sem base estatística, do acolhimento de sugestões e opiniões sobre o que fazer. O Futmesa está crescendo ? A afirmação feita no momento da premiação, veio desacompanhada da apresentação de dados objetivos que a sustentassem. Ao contrário do que gostaríamos, não é o que se ouve dos principais personagens do esporte no Rio Grande do Sul, em todas as cidades que o praticam.

Mas é necessário ser otimista, pois um grupo novo com botonistas jovens, vem construindo a possibilidade de assumir o comando do esporte. Pelas primeiras idéias que se tem conhecimento, com uma postura pró-ativa de quem pretende propor e não apenas esperar que proponham. O jornalista cogitado para assumir a área de mídia, já teria confidenciado que uma de suas primeriras idéias, é dar ao site da entidade um perfil compatível com o que deve ser uma ferramenta de internet. A expectativa, com todas as dificuldades que tem o esporte hoje, é a do começo de um novo ciclo, algo ao estilo Obama, onde o "nós apoiaremos", é trocado pelo nós faremos.

LANCES RÁPIDOS

* O mercado de acessórios para o Futmesa foi forte durante o Estadual. Fichas, réguas, mesas, caixas e é claro times, foram intensamente negociados. O Editor saiu do Estadual com um belíssimo Boca Juniors, por coincidência assinado por Manoel Gonçalves de Rio Grande/RS.

* Quem foi muito festejado pela comunidade do esporte foi Guido Stein que prestigiou a competição. O Penta-Campeão do Sênior recebeu homenagem do Círculo, contou histórias, fez negócios e foi antencioso com todos que o procuraram para o velho bate-papo. O internauta confere as imagens nesta segunda-feira.

* Importante a participação do União nas duas modalidades.

* Joni de Encruzilhada do Sul de parabéns pelo excelente trabalho junto aos jovens e a renovação do esporte.

* Falando em Joni, expressou ao Diretor-Geral do Futmesa do Grêmio, a vontade de Encruzilhada de sediar alguma competição da FGFM, ou realizar um torneio de nível Estadual na cidade, brevemente. O Grêmio que priorizou em 2009 a reorganização do seu Departamento no 1º semestre, e irá priorizar a transição para nova parceria no 2ºsemestre, seguindo a sua política de incentivo ao esporte ao lado da marca forte do clube, deverá confirmar o empréstimo de suas mesas de cavados para que Encruzilhada realize a sua competição.

* O Grêmio também deverá realizar em sua sede o torneio comemorativo dos 25 anos da ABP de Passo Fundo, além da Copa Gerd Wenzel que vai colocar o Futmesa na vitrine da mídia nacional, em outro patamar. Também na programação um Integração com os amigos de São Lourenço do Sul e um torneio de aniversário em setembro com formato inovador. No final de junho o Grêmio receberá os botonistas Gaúchos para mais um Estadual de Equipes dos cavados.

* Interior esteve presente no Estadual com o COP e a Academia de Pelotas e a AFUMERG de Rio Grande, além de Encruzilhada.

* Muito bonitos os troféus oferecidos pela Federação Gaúcha de Futebol de Mesa.

* Torneio infantil "improvisado" pelo CM na tarde de sábado foi uma importante iniciativa.

* Jantar de confraternização esteve perfeito.

* Há concenso entre os botonistas e presentes de que Breno jogou muito e mereceu o título no Sênior, até porque reverteu as vantagens dos adversários na semifinal e na decisão. Mas ninguém entendeu a postura do excelente Paulo Schemes na final, contrária ao seu estilo agressivo, quando deixou de finalizar em duas oportunidades quando o placar ainda o favorecia. Certamente terminou penalizado por contrariar a natureza de seu jogo.

* No Grêmio destaque para Foschiera que uma vez mais foi o melhor e chegou as quartas de finais. Pirênio caiu na 3ª fase, Azambuja e Gothe ficaram na 2ª fase e Paulo Fernando parou na 1ª fase.

* Próxima estação ? Já no próximo final de semana quando acontece em Caxias do Sul o Estadual Especial (individual) de lisos. Carlos Kuhn, Roberto Moreira e Roberto Azambuja representarão o Tricolor.

* Segunda de BREAKFAST no Gothe Gol que terá também a rodada do Troféu Grêmio de cavados e dia das imagens inéditas do Estadual.

* Nosso agracedimento ao Círculo Militar na pessoa do incansável Júnior, que nos possibilitou a transmissão de alguns boletins do Gothe Gol sobre o Estadual. A cobertura foi completa e em alguns momentos, os finais, em tempo real, com imagens de cada um dos instantes da competição. Sem internet, sem os blogs e sites que cobriram o Estadual, tudo ficaria restrito a um grupo de cerca de 70 pessoas entre atletas, amigos e familiares. Mas o Estadual esteve em todo o país e fora dele, conferido pelos amigos de Maceió, João Pessoa, Salvador, Vila Velha e demais cidades, pelo Ricardinho em Belo Horizonte, o grande Campeão Cristian Baptista em São Paulo, pelo Róbson no Rio de Janeiro, pelo Roza em Joiville, Rodalles, Jeferson, Moraes, Zilber, Malhão, Vinhas, Juliano, Pedrinho e muitos outros em Pelotas, pelo Silvio, Duda, Alex e grandes amigos em Rio Grande, o Paim e o Julinho em Passo Fundo, o Nero em Bagé, Borba, Daniel Maciel, Mário e Claudio Carvalho em Caxias, Luis Felipe e amigos em São Lourenço do Sul, Ney Raffin em Lageado, Antonio Gilberto em Serafina Corrêa, Everton em Cadiota, Bopp, Azevedo, Saul e inúmeros outros em Porto Alegre que não conseguiram fazer uma visita ao Círculo Militar, Dani e Ju na Itália, Bernardo na Alemanha e tantos mais espalhados pelo Brasil e o mundo. O Futmesa é mesmo outro como informação e notícia depois de seus espaços na internet, e o internauta do Gothe Gol tem tudo bem perto, ao alcance de seu "clic" na barra lateral do Blog,

2 comentários:

LUIS RODALLES disse...

Meus cumprimentos aos finalistas, do Sênior e Junior em especial ao Breno que não desanima nunca e acabou sendo premiado por sua perseverança e técnica com o título máximo desta competição, também ao jovem Yago que ratificou ser o melhor de sua categoria.
"Será que estamos prestes a ver surgir um novo Cristian Batista no futmesa Gaúcho?"
Parabéns,também ao Gothegol por nos manter informado sobre o andamento da competição e pela matéria do lance de domingo.

É ótimo poder clicar e saber o quê está acontecendo em nosso esporte, também é fácil criticar pessoas e atos,é fácil apontar os erros, mas, não é nada fácil apontar soluções, nada fácil fazer um blog acontecer, fazer com que ele cresça mesmo sabendo que muitas vezes somos mal interpretados e de certa forma ridicularizados e mesmo assim termos força e vontade para seguir em frente por isso, Parabéns a Gothe e Breno por seguirem sempre em frente.

Luis Rodalles

GOTHE disse...

Camarada Rodalles,

Obrigado pelo recado, demonstração de que o Blog cumpre com a sua função no esporte, opinião que tenho colhido de botonistas de todas as entidades. Nenhuma pressão de qualquer natureza impedirá que o Gothe Gol continue divulgando tudo de bom que há no Futmesa e também aquilo que precisa de debate e opinião. Quanto ao Breno, o merecido título é resultado sobretudo de sua persistência, sempre o perseguiu, o conquistou com todos os méritos.

Um abraço,
Gothe.