sexta-feira, 1 de maio de 2009

DIA DE ESTADUAL SÊNIOR E JUNIOR


O cenário poderia ser o de uma praia na Irlanda em pleno verão por aquelas paragens (frio!), ele um primo distante de Sean Connery a relembrar os velhos de tempos de sua passagem pelo Brasil, um auto-exílio. Certo, as aparências enganam, o local é Torres no Rio Grande do Sul e o personagem é Guido Antônio Stein, pelos arquivos do Gothe Gol, o único Penta-Campeão Gaúcho de fato de nosso Futmesa, pois conquistou o título do Sênior em 95 em Pelotas, em 96 no mesmo local, em 97 em Bagé, em 98 em Porto Alegre e 99 em Rio Grande. De quebra, já havia conquistado este título pela primeira vez em Passo Fundo em 1993, curtido um vice-campeonato em Porto Alegre em 92 e em Rio Grande em 94, e ficado em 3º lugar em Santa Vitória do Palmar em 1991. Aliás alguém reparou que Guido ganhou suas primeiras premiações junto a FGFM sempre em Santa Vitória ? Na Taça RS o 4º lugar também em 91 e no Estadual Especial a 4ª posição em 1993.

MARAGuido, GUIDOmania, religião no Futmesa, já se ouviu de tudo a respeito de sua figura mágica e histórica, para as páginas do esporte Gaúcho. Idolatrado pelos seus atuais companheiros de clube, o Círculo Militar, guarda o mesmo respeito e muitas vezes veneração de muitos botonistas de todos as entidades.

Joguei apenas duas vezes diante desta fera, a primeira em 2000 no aniversário do GEVI, quando fiz uma bela partida e ao final havia levado 2 gols ao natural, sem sentir que havia perdido, diante de uma classe inigualável. E em 2006 no Estadual de Equipes, ele pela Franzen e eu pelo Grêmio, quando venci no final com um gol bruxo de retruque, bonito como deve ser um gol que supere uma lenda.

Guido Stein é daquelas figuras que atraem a admiração de quem joga e de quem conhece o caminho que percorreu, seja pelas vitórias, seja pela vanguarda de seu jogo, seja pelos títulos, pelo comportamento como desportista e pessoa, seja pelas suas histórias contadas.

Guido não vai estar nas mesas neste Estadual, mas vai estar presente segundo foi informado. Certamente seu olhar vai percorrer cada espaço, reconhecendo alguns adversários, lembrando de diferentes situações, e emprestando um clima diferente ao ambiente. Seria muito interessante que ao final, Guido entregasse ao Campeão seu Troféu, e que o Campeão o segure com firmeza, pois o Troféu virá com o peso de nenhum outro, certamente com direito a um lugar de destaque na prateleira. A SÉRIE ALBÚM GOTHE GOL - SÊNIOR 2009, apresentou aquela figurinha que ao final da coleção, ainda é preciso pedir por correspondência a editora, para completar a brincadeira, uma figura rara.

ESTADUAL

Começa hoje à tarde nas dependências do Círculo Militar. A boa notícia é que a categoria Junior ganha reforço com jogadores de outras duas cidades. Mesmo com as dificuldades decorrentes de jogar e editar, o Editor promete boletins do Estadual Sênior e Junior direto do local dos jogos.

TROFÉU ARENA

A competição de lisos do Grêmio segue apresentando surpresas. O Cruzeiro de Edison aprontou novamente e arrancou o empate do Milan de Moreira, enquanto a Fiorentina de Moretto bateu por 2 a 1 a até então líder Roma de Régis. Como o Flu de Kuhn superou o Grêmio de Macedo, o Parreira Tricolor retomou a liderança do 1º turno da 1ª etapa.

O Olaria de Gothe de excelente campanha, tropeçou quando não podia, e depois de desperdiçar mais de 10 oportunidades de gol, o Peñarol de Pirênio terminou vencendo por 2 gols. O time da rua Bariri caiu do 3º para o 5º lugar e deu adeus ao sonho do título do 1º turno.

Confira os jogos e a classificação

MEDEIROS 1 x 0 RAFA
PIRENIO 2 x 0 GOTHE
MACEDO 0 x 1 KUHN

REGIS 1 x 2 LAURO
AZAMBUJA 2 x 0 MACEDO
RAFA 0 x 1 MOREIRA
MOREIRA 1 x 1 EDISON

Classificação

1º CARLOS KUHN 24 pontos em 10 jogos
2º REGIS CASTILHOS 22 pontos em 10 jogos
3º LAURO MORETTO e ROBERTO MOREIRA com 20 pontos em 10 jogos
5º RICARDO GOTHE 19 pontos em 10 jogos
6º ROBERTO AZAMBUJA com 18 pontos em 10 jogos
7º LUIS MEDEIROS com 11 pontos em 9 jogos
8º CARLOS FOSCHIERA com 9 pontos em 10 jogos
9º PIRENIO JOSE com 9 pontos em 11 jogos
10º RAFA TOSH e CLAUDIO CARVALHO com 8 pontos em 10 jogos
12º EDISON COSTA com 8 pontos em 11 jogos
13º MARCO MACEDO com 2 pontos em 9 jogos

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA

Estadual Sênior e Junior no Círculo Militar, jogos das competições do Grêmio, o final de semana é de puro Futebol de Mesa.

O Bayern de Munique do Editor fez ainda um amistoso na noite desta quinta, antes do Estadual Sênior. Luca Toni marcou seu primeiro gol no novo time na vitória de 3 gols sobre o Nacional de Fosca. Zé Roberto e Ribéry fizeram os outros gols do time que não vencia a 3 partidas.

Grêmio cruza nas oitavas com o Universidad San Martin do Peru, e passando confronta-se contra o vencedor de Caracas e Deportivo Cuenca. Caminho mais do que pavimentado para as semifinais da Libertadores.

Não esqueça da vacinação contra a febre amarela a disposição nos postos de saúde. Porto Alegre entrou para as áreas de risco e aos poucos toda a população deverá ser vacinada. A prioridade é para os moradores da Agronomia e Zona Sul. Quem é alérgico a proteína do ovo, está gripado, tem câncer ou HIV, não pode receber a dose. Crianças acima de 9 meses devem ser vacinadas. A disposição também a vacina contra o vírus da gripe, e as duas vacinas podem ser feitas simultâneamente.

Na TV as finais dos regionais paulista e carioca são a atração no domingo.

Na Alemanha comenta-se a possibilidade da contratação de Luis Felipe Scolari pelo Bayern de Munique, para o lugar do demitido Jürgen Klinsmann. Por coincidência dois técnicos semifinalistas da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha com Portugal e Alemanha. Jupp Heynckes irá dirigir o time nos 5 últimos jogos da temporada, ele que já esteve a frente do Bayern de 1997 à 2001.

No Blog tudo do Estadual, do Grêmio e do Futmesa onde estiver.

Uma saudação especialíssima aos novos navegadores de Vitacura no Chile e um grande abraço aos amigos de Bagé, Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, São Lourenço do Sul, Rio Grande, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santana do Livramento no Rio Grande do Sul, Navegantes e Blumenau em Santa Catarina, Curitiba e Cascavel no Paraná, São Paulo e Sorocaba em São Paulo, Brasília no DF e Salvador na Bahia

Nenhum comentário: