domingo, 3 de maio de 2009

PRESIDENTE DA FGFM SOLICITA DIREITO DE RESPOSTA

O Presidente da Federação Gaúcha de Futebol de Mesa, contrariado com algumas das avaliações feitas por matéria postada no LANCE DE DOMINGO, enviou mensagem ao Editor solicitando o que chamou de Direito de Resposta, mas que na realidade se trata de excelente colaboração ao debate. Defensor portanto do debate sobre as questões do Futmesa de maneira aberta, e onde representa uma das opiniões, é com entusiasmo que publicamos a palavra do Presidente, posicionando-se sobre temas de interesse dos botonistas, e que permite aos internautas a partir dos textos, e a aqueles que conhecem a realidade por dela participarem, a construirem sua própria visão sobre os assuntos abordados. O Gothe Gol segue a disposição de todos aqueles que entenderem a necessidade de utilização de seu espaço a partir de suas publicações, que promove a divulgação, o debate, noticia e informa uma média de 80 Web leitores diariamente em todos as pontas da rede, e que através de mensagens elogiam a linha editorial do Blog, ou como faz o Presifente da FGFM, criticam a opinião do Gothe Gol. O meu agradecimento ao Presidente André pela manifestação que foi enviada também as entidades filiadas da Federação.

Em resposta ao e-mail do Presidente o Editor enviou a este a mensagem que segue.

" Prezado Presidente,

Sua manifestação conforme solicitado foi publicada na íntegra, e como poderá observar pelo horário da postagem, de forma imediata, com as informações necessárias para que os internautas pudessem entender o contexto, visto que nem todos frequentam o meio do Futmesa. O Gothe Gol fica a disposição da Federação e do Presidente sempre que for solicitado, mais do que isso, coloca a disposição uma COLUNA DO PRESIDENTE, na periodicidade a ser escolhida, com conteúdo definido pela FGFM e/ou o Presidente, sem ressalvas por parte do Editor. Sua manifestação vem ao encontro da linha de debate franco e aberto do Gothe Gol, só me resta agradecê-lo pelo envio.

Um abraço do Editor,


Gothe
51 99628547 "

Confira a íntegra da manifestação do Presidente.

" Eu, André Luiz Marques da Silva, eleito Presidente da FGFM pela segunda vez nos últimos 20 anos, reconhecendo a importância da comunicação clara e correta dos assuntos pertinentes ao Futebol de Mesa Gaúcho, me dirijo ao editor deste valioso meio de comunicação que vem informando os amantes do nosso esporte, para agregar valor ao que foi publicado no referido site, sobre o evento ocorrido no Círculo Militar nos dias 01 e 02/maio/09 e comentários sobre a atuação da FGFM.
Agradeço a citação sobre o trabalho que participei da execução no dia do aniversário de meu filho, mas a Diretoria da FGFM tem responsabilidades definidas para cada um dos seus membros e faz parte da minha responsabilidade, como Presidente, coordenar o cumprimento do calendário junto com o Diretor Técnico, sendo que quando aceitei assumir tal cargo sabia que teria que dar uma parcela de sacrifício, esta foi mais uma vez entre outras, pois é desta maneira que conseguimos ser reconhecidos como a Federação de Futebol de Mesa mais organizada do Brasil. Os sacrifícios dos dirigentes se justificam para que os botonistas tenham competições organizadas. Certamente, os meus pares de Diretoria, também já fizeram ou farão sacrifícios pelo nosso Futebol de Mesa.
A expressão utilizada duas vezes pelo editor do “GOTHE GOL”, como tendo sido proferida por mim como Presidente da FGFM “o papel da Federação se resume a incentivar e apoiar toda e qualquer proposta de suas filiadas, e só”, não está representando a realidade, pois o que foi dito é que “a FGFM foi criada para congregar e fomentar o Futebol de Mesa em torno de suas filiadas e apoiar toda e qualquer iniciativa que as mesmas entendam ser benéficas para o Futebol de Mesa”. Isto tem que ser dito e repetido todas as vezes que nos reunimos, para que as entidades filiadas também atuem no crescimento do nosso Futebol de Mesa. Talvez por ter participado da criação e organização da FGFM junto ao CND e CRD, dos quais sou pleno conhecedor, antes mesmo do editor ter iniciado a prática do Futebol de Mesa na regra brasileira, eu sempre insista em reforçar este papel da nossa entidade.
A expressão usada pelo editor “mas é do conhecimento até do mundo mineral”, agressiva no meu entender, faz parte de uma visão antiquada no mundo de Gestão, pois a responsabilidade daqueles que criam cultura, e tem a capacidade e felicidade de serem Gestores, é sempre reforçar o objetivo da entidade para que toda e qualquer ação sempre tenha como foco a sua busca, isto fazemos na FGFM e continuaremos reforçando a idéia, pois assim como temos filiados antigos, a cada campeonato temos novos filiados que tem o direito de saber o nosso caminho.
Tenho certeza que é de conhecimento de todas as entidades filiadas à FGFM na pessoa de seus respectivos representantes, o Projeto Renovação, apresentado em 2008 pela Diretoria da Federação, na Assembléia do Estadual 2008, como atitude “pró-ativa”, e que está publicado no site da entidade, no qual apresentamos um plano para incrementar a adesão de botonistas da categoria Junior através de Torneios que integrariam todo o RS, com total apoio técnico e financeiro da Federação, proposta esta aprovada pela Assembléia das entidades filiadas. Para isto, todas as entidades se comprometeram em assembléia a fazer filiação de no mínimo dois botonistas desta categoria, no segundo semestre de 2008, a fim de possibilitar a efetivação de tais competições, sendo que, infelizmente até maio/2009, somente recebemos filiação de juniores das seguintes entidades: CÍRCULO MILITAR, ENCRUZILHADA DO SUL e UNIÃO. Contrariando a idéia do editor, a política de renovação foi apresentada e dada as condições para ser aplicada através do Projeto que foi proposto e aprovado, o apoio técnico e financeiro foi disponibilizado, mas como executar tal plano se não temos botonistas filiados pelas entidades?????? Estamos buscando respostas e soluções, mas não vamos desistir!!!
Temos dois grandes Clubes no RS, que congregam em seu quadro social mais de 130 mil sócios. Infelizmente no Internacional, por problemas internos, não existe mais a prática do Futebol de Mesa, o que gostaríamos fosse revertido, mas no Grêmio, com em torno de 50 mil sócios, o Departamento está filiado a FGFM e ativo, tendo como Coordenador o editor do “Gothe Gol” e que poderia ter atendido a definição da Assembléia do ano de 2008 e inscrito no mínimo dois juniores entre os mais de 50 mil sócios do clube, para possibilitar dar andamento ao Projeto Renovação da FGFM.
Conforme dito na Assembléia de apresentação do Projeto Renovação em 2008, e repetido em todos os pronunciamentos em competições oficiais, apesar de o editor entender que esta repetição como sendo “conhecimento até do mundo mineral”, a FGFM dá todo o apoio técnico e financeiro para qualquer competição que fomente a Renovação do Futebol de Mesa. Isto também se aplica ao DP de futebol de mesa do Grêmio, atualmente dirigido pelo Editor, que se desejar realizar em suas dependências, usando a grande marca Grêmio, e sua penetração na mídia de jornal, televisão e rádio, um campeonato aberto para jovens, até explorando o potencial do quadro social do clube, a FGFM dará o apoio técnico e o financeiro para aquisição da premiação.
A categoria Master citada pelo editor, já existe na CBFM e na reunião deste Estadual realizado no Círculo Militar foi decidido que a FGFM fará um levantamento de quantos técnicos temos com mais de 55 anos para verificar da possibilidade de realizar Campeonato nesta categoria, mas sem esvaziar a categoria Sênior, da qual estes botonistas participam atualmente (não devemos esquecer que a categoria Junior começou a ter um menor número de participantes, quando houve a divisão entre juvenis e juniores, o que motivou a decisão das entidades em retornar a categoria única, para tentar reverter este quadro). Quanto a alterar o atual carnê da categoria Sênior (cuja fórmula consta do Regulamento das Competições Oficiais da FGFM, aprovado em Assembléia Geral, por manifestação de vontade da maioria das entidades filiadas) para a partir da segunda fase já ser eliminatória, vai totalmente contra a idéia apresentada pelas entidades de nos reunirmos para jogar o maior número de partidas possível. Todo o botonista quer jogar muitas partidas, sem dizer que fases eliminatórias em início de campeonatos podem ter muitas vezes resultados inesperados, além de grande quantidade de decisões em pênaltis à distância, critério este que atualmente é evitado, pela vontade dos filiados. É claro que no momento em que as entidades desejarem tal alteração, a mesma será feita.
Concordamos inteiramente com este editor que o site da FGFM é essencialmente estático e informativo e pode ser modernizado para oferecer aos filiados notícias de maneira mais dinâmica e moderna, mas não concordamos em abrir espaço para debates, pois sendo a FGFM uma entidade oficial, esta tem seu fórum apropriado para tais discussões que são as reuniões e assembléias, nas quais todo e qualquer assunto pode ser proposto pelas entidades para ser discutido. Deixamos este espaço de discussão para canais de comunicação como este no qual estamos nos pronunciando. Este é mais um passo que a Diretoria da FGFM deve tomar nesta ou na próxima Gestão.
Quero ressaltar que o novo grupo de botonistas ao qual o editor tem se referido que está se organizando para assumir os rumos da FGFM no novo biênio, faz parte da política de sucessão da Diretoria atual, pois Eu como Presidente procurei um grande botonista da ala jovem e propus a formação do referido grupo e iniciei a tratativa para montarmos a nova chapa para concorrer à eleição da Diretoria, para dar prosseguimento ao trabalho de organizar, incentivar, incrementar e modernizar a Gestão do Futebol de Mesa do RS, ou seja, a atual direção da FGFM é parceira deste grupo que dará continuidade a melhoria de gestão da entidade.
Desde jan/2008, quando assumimos a Diretoria da FGFM, registramos um incremento de 10% nos botonistas filiados pelas entidades na FGFM, além de duas novas entidades filiadas. Estes números comprovam o crescimento do Futebol de Mesa do RS, definido nos meus pronunciamentos e, não entendo por que, contestado por este editor, dizendo que não apresentamos dados estatísticos, sendo que os mesmos estão publicados no site da FGFM, o que comprova nossa política de transparência, com o conhecimento de todos envolvidos e interessados.
Com o foco na melhoria contínua do Futebol de Mesa do RS, esta Diretoria tem políticas sim, e dentro das suas possibilidades e com a participação das entidades filiadas, tem no mínimo mantido o RS como o mais organizado, reconhecido e com mais botonistas filiados junto a CBFM, através de:
1. Renovação do Futebol de Mesa: com o Projeto Renovação, criado e apresentado proativamente pela Diretoria a todas as entidades.
2. Gestão Transparente: disponibilizando todas as informações técnicas, organizacionais e financeiras da FGFM, no site da entidade.
3. Incremento da prática do Futebol de Mesa no RS: cumprindo o calendário de competições, criando o Estadual Individual Liso e por Equipes nas duas últimas gestões e passando a apoiar oficialmente as competições que não contam pontos para o ranking da FGFM, como Metropolitano de POA, Lagoão – São Lourenço do Sul e futuramente o Zona Sul, entre outros que venham a acontecer.
A FGFM sempre esteve ao inteiro dispor de todos os meios de comunicação, inclusive do site GOTHE GOL, para prestar todo e qualquer esclarecimento e fornecer informações verídicas para serem divulgadas aos amantes do nosso esporte, entendendo e respeitando opiniões a favor ou contra, reforçamos nossa posição de não concordar com publicações que divulguem informações inverídicas, parciais ou truncadas sobre a nossa atuação.
Atenciosamente,

André Luiz Marques da Silva
Presidente FGFM "

Temos a certeza que uma vez mais o Gothe Gol contribui com o debate publicando o manifesto do Presidente, uma vez que o número de acessos do Blog vai permitir que as idéias deste e sua análise sobre a gestão da Federação passe a ser significativamente mais conhecida. O Gothe Gol respeita a opinião do Presidente, as quais mesmo utilizando termos como "inverídicas", "parciais" ou "truncadas", não será analisada ou objeto de resposta do Editor, já que o mandatário da FGFM não possui diariamente instrumento idêntico de comunicação com os internautas, o que tornaria o debate desigual. Na matéria do LANCE DE DOMIGO, não existe uma única só citação entre aspas, como a representar uma fala literal do Presidente, mas afirmações do Editor, transparentes e claras.

O Gothe Gol irá continuar a tecer opiniões e análises, segundo a visão do Editor, de todos os temas que dizem respeito ao Futmesa, e tenho a certeza que foi com muito interesse que as entidades receberam a mensagem do Presidente, o que na medida do possível deveria tornar-se uma constante, por ser uma medida correta de comunicação e consideração com os filiados, e que pode sim diminuir as possibilidades de que alguma avaliação equivocada possa ser feita em torno das políticas de gestão aplicadas, quando estas se encontram de fato definidas, obrigação do gestor do esporte.

Por fim o Editor coloca o Gothe Gol a disposição para que o Presidente possua no Blog uma coluna, um espaço para suas manifestações, no período que ele mesmo entenda adequado, semanal, mensal, bimestral... No Gothe Gol uma opinião não é vista em hipótese alguma como ofensa, perseguição pessoal ou inverdade, mas como elemento indissociável da propagação de idéias, debates, conceitos e perfeito convívio entre divergentes e diferentes. A COLUNA DO PRESIDENTE está desde já disponibilizada, com absoluta liberdade de conteúdo, como é da tradição de seu Editor.

Nenhum comentário: