sexta-feira, 15 de maio de 2009

CRISTIAN DA HUNGRIA VIA GOTHE GOL


O Gaúcho Cristian Baptista (foto), multicampeão do nosso Futmesa, participa na Hungria de Campeonato Mundial do esporte, na regra sector ball. Agora o internauta vai poder conferir, na descrição do próprio Cristian, informações e experiências direto da Hungria.

" Gothe,

Gostaria de compartilhar contigo e ao mesmo tempo com o pessoal aí do sul a experiência incrível aqui na Hungria em relacão ao campeonato mundial de futebol de mesa.

Primeramente é uma pena não termos a presenca de outras pessoas aí do sul. A aproximacão feita pelos botonistas da 12 toques obviamente visa difundir a regra deles em ambito mundial. Se terão sucesso ou nao ainda é cedo para dizer. No entanto eles estão de parabéns pelo resultado obtido até o momento. Foram confeccionadas 4 mesas 12 toques para este evento e já existem alguns adeptos.

Antes de entrar nos detalhes do campeonato, cabe uma breve introducao sobre a regra sector ball, disputada aqui na Hungria e em mais 15 países da europa.

Se excluirmos a regra gaúcha, sem dúvida o sector ball é a regra mais próxima do 1 toque. A similaridade do ambiente que envolve o local de jogos é incrivelmente idêntica ao nosso, desde a preparacão do local, montagem das mesas, preparacão dos times, os acessórios (todos jogam de régua) até o modo de agir e de interagir das pessoas.

Os materiais utilizados tanto na confecção dos botões e das mesas são muito inferiores ao nosso. A mesa é menor e os botões são produzidos com um material muito parecido com plástico, bem leves. Todos são levantes mas com pouco grau. Para levantar a bola é necessário muita força. Na ocasião de uma jogada ou chute que exige forçaa eles costumam colocar um saquinho de areia para amortecer o impacto e impedir que os botões se empalhem.

Enfim, a regra tem algumas particularidades porém de fácil entendimento. Não vou entrar em todos os detalhes para não me estender demais.

A comunicação não á coisa simples. Poucos aqui falam inglês. Os que falam servem de interlocutores, no entanto gestos e mímicas ajudam a sanar algumas dúvidas da regra.

Tive a oportunidade de conhecer um servio chamado Milos Krstic no qual ja havia trocado emails anos atras. Fiquei impressionado com a quatidade de informações que ele tem das pessoas e da historia do futebol de mesa Gaúcho. É uma coisa que chama muito a atenção. Ele sabe de cabeça quantos titulos eu conquistei, sabe que o Breno foi campeao Sênior semanas atrás, que o Claudio Schemes já foi campeão da regra Gaúcha, que o Nilson faleceu em acidente de carro e por aí vai... Falou muito no Obereci, na familia Schemes, Guido, Robson, Alex, Rodalles e do Bazar Mimo. Ele não gosta de sector ball e joga apenas para completar a equipe da servia. Quando perguntam que regra ele joga, ele responde, disco 1 toque. Conhece também detalhes da diferença entre lisos e cavados e da tradição baiana no liso. Enfim, eh uma pessoa que merece uma atenção de todos aí do sul tamanho seu conhecimento e interesse pelo nosso esporte.

Por enquanto era isso. Em breve enviarei mais noticias.

Abs.

Cristian.
Cristian Baptista
CB Richard Ellis "


Jogo na sector ball

8 comentários:

Marcelo disse...

Gothe,

Muito interessantes as informações enviadas pelo Cristian.

Com certeza esse sérvio chamado Milos Krstic deve ser a origem dos acessos de Belgrado e Nova Belgrado, que eu havia te comentado após vericar o registro das visitas no blog da Academia.

Abraços,
Marcelo Vinhas.

GOTHE disse...

Vinhas,

Com tantas informações, só poder ser o internauta de lá que identificamos nos relatórios.Vamos aguardar para ver se o Cristian enviará novas informações.

Um abraço,
Gothe.

Pampa em Arte disse...

Isso sim é que é uma ótima notícia. Sem dúvida a participação do Cristian num evento desses é a afirmação do futebol de mesa gaúcho. Todos nós que lutamos de uma maneira ou de outra, como simples anônimos ou participantes efetivos, jogando ou manifestando opiniões, com divulgação nos mais diferentes canais, com a árdua tarefa dos blogs, enfim... TODOS NÓS, temos um motivo real e palpável para comemorarmos. Cristian, como sempre na vanguarda, seja como técnico multi-campeão, seja como idealizador (o ranking do Cristian foi o primeiro no gênero)e seja, como agora, desbravador, indo além fronteiras a serviço do futebol de mesa brasileiro e sobretudo, gaúcho. Parabéns Gothe por divulgar uma excelente notícia dessas.

Guido Garcia
Sombrio/SC

GOTHE disse...

Caro Guido,

Agradeço a mensagem e não há dúvida da importância do esforço de todos no sentindo de cada vez mais termos o Futmesa divulgado e debatido. Quanto ao Cristian, sabemos tudo o que representa para o Futmesa Gaúcho, na realidade uma continuidade do trabalho de muitos, entre os quais sabidamente você.

Um abraço,
Gothe.

Paulo R Schemes disse...

O FENOMENO DA GLOBALIZAÇÃO
Em primeiro lugar parabéns pela iniciativa de divulgar matéria de extrema relevancia eorgulho para nós gaúchos, sabermos que um amigo nosso está representando o Brasil, o nosso estado em um evento de tamanha repercussão, Este servio, MILOS KRSTIC, é de espantar o volume de informações sobre o Futebol de Mesa Brasileiro e em especial de nosso estado. Cabe a nós de alguma forma tentarmos retribuir entrando em contato e tornando bilateral este interesse.

GOTHE disse...

Só fera por aqui hoje. Paulinho, tu é outro que conta a história do nosso futmesa através dos teus jogos e títulos.

Um abraço,
Gothe.

zamorim disse...

Desde que comecei a acompanhar essa esse início de intercâmbio entre europeus e brasileiros, imaginei que as pessoas ideais para fazerem essa aproximação seriam os praticantes da regra brasielira, porque, apesar da distância, é a que mais se aproxima ao que se joga lá.

Não sei a quantidade de praticantes que eles têm por lá, mas imagino que uma federação internacional com 15 países inscritos não aceitará tão facilmente uma regra tão diferente como a 12 toques. Já a brasileira talvez tivesse mais condições de, de repente, se criar uma "Federação Mundial" com uma regra que pudesse ser utilizada num verdadeiro campeonato mundial.

(Sou de Brasília, estou em Porto Alegre a serviço e, se tudo der certo, estarei hoje à tarde no Grêmio para assistir a alguns jogos e, se possível, experimentar uma partida na 1 toque. Jogo dadinho.)

GuGa_VW disse...

Muito bom esse post do Cristian.
Tá longe hein tchê. Bom saber do sucesso que esse cara está alcançando. Filho da terra divulgando também o nosso VÍCIO de criança que mantemos até hoje de uma forma sadia e inteligente.
Mais uma vez parabéns ao Gothe por mais essa cobertura.

GuGa_VW - A.R.F.M.