quarta-feira, 16 de abril de 2008

PRAGA - CAPITAL DO FUTEBOL


A capital da República Tcheca, talvez a cidade mais bonita da Europa (embora os turistas insistam com os roteiros tradicionais do tipo Paris, Roma, etc), é responsável por mais uma particularidade, esta ligada ao futebol. É sem dúvida uma das capitais mundiais do esporte, ou seja, tal como Montevideo (que retratamos em março), Londres, Rio de Janeiro e algumas outras cidades, possui muitos clubes que disputam a 1ª divisão do país, e outras divisões.

Quem conhece as rivalidades entre os italianos de Milan e Inter, dos turcos de Besiktas e Fenerbache, dos gaúchos de Grêmio e Inter, dos argentinos de Boca e Ríver, dos uruguayos de Nacional e Penharol, dos espanhóis de Barça e Real Madrid, e outros tantos, não imagina que as belas ruas medievais da charmosa Praha (Praga), escondem uma das maiores rivalidades do futebol europeu.

Lá os torcedores do Slávia, tem sempre a mesma atitude quando passam a frente da Axa Arena, estádio do Sparta. Simplesmente cospem no chão.

O Futebol na região, que fez parte da extinta Tchecoslováquia, foi sempre bastante marcado pela influência dos governos do país, principalmente o da era comunista. Basta lembrar que durante o regime ligado então a União Soviética, o time de sucesso era o Dukla, equipe do regime, o que praticamente extinguiu o Slávia. Desse modo o pequeno Bohemians teve seus espaços de sucesso no período. Com a queda do Muro de Berlim e após 1996 com a Revolução do Veludo (separação pacífica de República Tcheca e Eslováquia) o Slávia retornou aos bons tempos, e após 49 anos de jejum voltou a ser campeão. Slávia e Spartak fazem o Derby S e há uma tradição, segundo a qual, quem entra sem ser o favorito acaba sendo o vencedor da partida.

Mas nem só do Derby S vive Praga e outros 5 clubes são originais da capital da República Tcheca. O Athletic Club Sparta Praha Fotbal tem 10 campeonatos Tchecos, 24 da Tchecoslováquia, 4 Copas da R.Tcheca e 12 Copas da Tchecoslováquia. O Sportovní Klub Slavia Praha possui 11 campeonatos Tchecos, 10 campeonatos da Tchecoslováquia e 7 Copas da R.Tcheca. O Fotbalovy Klub Viktoria Zizkov 1 campeonato Tchecoslovaco e duas Copas da R.Tcheca. O Bohemians 1905 1 campeonato Tchecoslovaco e uma Copa da República Tcheca. O Fotbalovy Klub Dukla Praha 11 campeonatos Tchecoslovacos e 9 Copas da Tchecoslováquia. Já o Sportovní Klub Sparta Krc e o Football Club Bohemians Praha (antigo Strizkov Praha) não possuem conquistas.

Praga tem os estádios Evsena Rosickeho para 19 mil expectadores fundado em 1935 e que será aposentado com a inauguração do Éden. O Éden inaugurado por estes dias, conta com escritórios, shopping e hotel com capacidade para 20 mil torcedores e será a nova casa do Slávia e da seleção nacional. O Létna já foi palco dos 2 rivais, mas o regime comunista obrigou o Slávia a abandonar seu uso e hoje é o Axa (antes chamava-se Toyota Arena), do Sparta. Tem ainda o Viktória, modesto, para pouco mais de 5 mil pessoas, do Zizkov, e o Na Julisce inaugurado em 1965 e casa do "novo" Dukla, com capacidade para 28,8 mil visitantes, mas onde só 12 mil ficam sentados.

* Informações e partes de texto modificados da Revista Trivela do mês de abril/2008.

Nenhum comentário: