terça-feira, 15 de abril de 2008

A MATEMÁTICA INVADE O JOGO


Reta final da fase classficatória do Troféu Grêmio de cavados 2008, e a calculadora para alguns torna-se tão importante quanto a palheta ou a régua. Com os resultados da noite de ontem, ela tornou-de ainda mais valiosa.

Confirmou-se que a Roma de Bopp e o Palmeiras de Orosco estão de fato eliminados do módulo principal da fase decisiva, é bem verdade que o Grêmio de Paulo Dias juntou-se a eles, pois conseguiu um bom empate com o homônimo dirigido por Azambuja, mas caiu para a Roma de Roberto Bopp e despediu-se.

Fazendo cálculos ficaram os candidatos a 3 vagas no G8, já que Bota de Kuhn, Chelsea de Bor, United de Breno, Grêmio de Azamba e River Plate de Paulo Fernando estão garantidos.

Bayern de Munique de Ricardo Gothe, Villareal de J.Lucas, PSV de Saul Martini, Nacional de C R Foschiera e até mesmo o Real Madrid de Luis Márcio e o Eintracht Frankfurt de Nei Raffin são candidatos as vagas restantes.

Na prática o Bayern está a um ponto da classificação matemática e joga diante do Grêmio de Azambuja. Mas se o PSV de Saul, o Villa de J.Lucas ou o Nacional de Fosca não vencerem, talvez classifique até mesmo perdendo seu último jogo. Ontem fazendo os piores 15 minutos de Futmesa de que tem recordação no começo de uma partida, arrancou um empate diante do Chelsea de Bor, quando na verdade já poderia ter sofrido pelo menos 3 gols. Mas o ponto ganho pode ter valido a classificação, bem à moda Germânica.

O Villareal (também a 1 ponto da classificação matemática) caiu para o Real Madrid de LM, mas reabilitou-se no confronto mais importante para o time na noite de segunda, batendo o PSV de Saul Martini.

Dos que continuam na zona de classificação, quem corre risco maior de uma desclassificação ao apagar da luzes é o time de Saul, que precisa vencer o Chelsea de Bor em seu jogo de despedida nesta fase, se não quiser lamentar ter que assistir de fora o módulo principal. O PSV caiu muito nos últimos jogos e vem com uma série preocupante de derrotas.

Os uruguayos de Fosca ainda tem 3 jogos para fazer, e podem lutar pela classificação, mesmo com compromissos difíceis. Joga com o Grêmio de Azambuja e na seqüência com o PSV, jogo que pode de fato decidir a sorte dos dois times nesta fase da competição. Na quarta-feira o Nacional cruza com o United de Breno, e fica sabendo como ficará sua situação. Fosca está na IMAGEM DO DIA GOTHE GOL.

De olho nisso tudo o Real Madrid de LM que superou o Villareal e ficou no empate com o United de Breno Kreuzner. As chances do Real são matemáticas, mas existem. Precisa torcer contra Nacional e PSV, e ainda derrotar o Bota de Kuhn na sua despedida. Nada fácil, mas estamos falando de Futebol de Mesa, e portanto é possível.

O Eintracht de Nei Raffin também torce para o tropeço dos adversários, e encerra sua participação precisando de duas vitórias, diante do Grêmio de Azambuja e do River de PF. Suas chances parecem mesmo estar só no papel.

SUPER-TERÇA

É uma super-terça principalente para Nacional e PSV. Os uruguayos dependendo de seus resultados diante do Grêmio de Azamba e do PSV de Saul Martini, podem restar com boas chances de lutar pela classificação, ou já eliminados. Dos jogos de hoje, o Villareal de J.Lucas e o Bayern de Gothe podem sem jogar, saírem virtualmente classificados.

RESULTADOS DA SEGUNDA-FEIRA

Chelsea de Bor 0x0 Bayern de Gothe
Real Madrid de LM 1x0 Villareal de J.Lucas
Grêmio de Azamba 0x0 Grêmio de Paulo Dias
United de Breno 0x0 Real Madrid de LM
Grêmio de Paulo Dias 1x2 Roma de Bopp
Palmeiras de Orosco 0x4 Grêmio de Azamba
Villareal de J.Lucas 2x1 PSV de Saul

PALERMO

O time italiano agora contando com 3 jogadores de 25 graus, foi derrotado em amistoso por 1 gol, diante do Chelsea de Bor que marcou de bola parada em falta cometida por Zauli. Mas o Palermo merecia no mínimo um empate na partida, já que Caracciolo acertou o travessão quando o jogo ainda estava empatado, Corini e Matusiak estiveram perto de marcar, e Brienza no último lance obrigou o goleiro inglês a uma defesa dificílima. O Palermo mesmo com apenas duas partidas desde sua aquisição, vai para a disputa do Estadual Sênior no final de semana.

ESTADUAL

Bem que a FGFM - Federação Gaúcha de Futmesa tentou mais uma vez cancelar a categoria do Juniores (informação chegada ao Gothe Gol), já que a notícia é de só existem 4 inscritos, todos de Porto Alegre e todos de uma mesma entidade. Mas os anfitriões (Círculo Militar) bateram pé e tudo indica que a competição vai acontecer.

Se por um lado a Federação tem seus motivos administrativos, é bem verdade que na escassez de novos valores no esporte, jogar a qualquer preço nesta categoria deve estar muito mais acima em importância do que a tradicional visão burocrática dos nossos dirigentes.

Como não se percebeu nenhum movimento da FGFM para mudar a realidade do cancelamento da categoria acontecida no Estadual de Guaíba em 2007, certo está o Círculo em batalhar pela sua manutenção. Não há política de incentivo no segmento, não há trabalho novo, apenas acomodação. Parabéns aos botonistas do Círculo, mesmo que os cartolas não concedam pontos as entidades na categoria.

Apenas como uma curiosidade estamos publicando uma listagem com as 10 cidades Brasileiras com o maior número de acessos no Gothe Gol, e as 10 cidades de fora do Brasil com o maior número de acessos, lá no final da página do Blog.

Um abraço especial aos amigos de Palmeira das Missões no Rio Grande do Sul e Felgueiras em Portugal que se juntam aos internautas do Gothe Gol.

Saudação também aos Web-leitores de Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Bagé, Santa Maria, Canoas, Rio Grande e Novo Hamburgo no RS, Cascavel no PR, Bauru em SP, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá no Mato Grosso, Campo Grande no Mato Grosso do Sul, Salvador na Bahia e Blue Bell nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: