quarta-feira, 2 de abril de 2008

INTERVIEW : LUIS ANTONIO RODALLES - CAMPEÃO GAÚCHO


Sem dúvida um dos grande nomes do Futmesa Gaúcho e Brasileiro, Rodalles é o atual Campeão Gaúcho e certamente cotado para mais títulos neste ano de 2008 (Já foi Campeão Brasileiro e Campeão do Centro Sul). Jogador do COP Pelotense, fez também a final do Brasileiro de Salvador na Bahia em 2007 com o amigo Victor Mecking da mesma entidade. Seriam eles hoje em dia o Federer e o Nadal do Futebol de Mesa do sul ? Diante de muitos outros grandes jogadores no Rio Grande do Sul, só a temporada poderá responder. Jogador de estilo sóbrio, técnico e competitivo, persegue a eficiência a cada jogada e faz da regularidade com qualidade sua marca principal. Acompanhe agora este bate-bola do Gothe Gol com o Campeão Gaúcho.

Nome completo ?
Luis Antonio Rodalles.

Idade ?
37 anos.

Local de nascimento ?
Jaguarão/RS.

Quando começou a jogar FM ?
Comecei (regra brasileira) em 1984, quando fui convidado por acaso, para jogar um torneio. Joguei até 1992 e após parei e só retornei em 2003.

Qual sua atual entidade ?
Círculo Operário Pelotense.

Por qual outras entidades jogou ?
LJFM – Liga Jaguarense de Futebol de Mesa.

Qual o time preferido no FM ?
Santos-BrasVan.

Qual o time preferido no futebol ?
Internacional.

Quais as suas conquistas no FM ?
Campeonato Brasileiro, Centro-Sul e Estadual Especial, porém o mais marcante foi o campeonato alusivo aos 250 anos da cidade de Rio Grande em 08, 09 e 10 de maio de 1987 com a participação de 64 botonistas de todo o Estado. Recebi o troféu de campeão das mãos do presidente da ARFM, na época o Sr. Constantino.

Qual o jogo inesquecível ?
Foram muitos, não consigo selecionar apenas um.

Cite 4 grandes jogadores do FM Gaúcho na sua opinião.
É impossível citar apenas quatro grandes, pois, existem muito mais. Creio que em cada associação tem um que se destaca por exemplo: Victor(COP);Alex(ARFM);Renan(AFUMERG);Cláudio(AFUMEPA);Gilvani(ABP);Marcos(APFM);Mallet(ARACRUZ);Vinhas(AFM);Careca(Franzen);Thiago(COPA);Khun(GRÊMIO);Cristian(São Paulo);Nero(D’Lei);Charles(FLAMENGO) e Pitchon(Jaguarão).

Cite 3 jogadores do Grêmio que considera competitivos.
Leon, Kuhn e Gothe.

Qual seu principal rival, principal clássico ?
Todos, no cavado não tem moleza.

Prefere que tipo de competição ? Equipes, Especial, Taça RS ou Sênior ?
Especial, pois na taça se você perde duas ainda tá no páreo, já no especial se perdeu duas na primeira fase, você vai apitar na fase seguinte e depois vai embora...

Régua ou ficha ?
Régua, pois comecei a jogar com régua e nunca usei ficha.

Se pudesse alterar algo na regra nos cavados ou rápidos, o que seria ?
No cavado, a regra permaneceria como está, mas com dois pequenos incrementos: passaria ter a OPÇÃO de arrumar ou não os botões(válido para ambos) sempre que se recuar a bola para o goleiro; e ter quatro no ataque. Quando estivéssemos vendo um jogo eliminatório onde alguém possui vantagem do empate e só joga a bola na linha de fundo e recua os dez botões, o adversário recuaria a bola para o goleiro e comunicaria ao árbitro o seu desejo de arrumar, onde teríamos no mínimo quatro no ataque e o adepto do anti-jogo só se defenderia no máximo com seis. Caso seja interessante a não arrumação, quando do recuo apenas informa que o jogo seguirá como está. (Aos corneteiros: Antes de dizer que não vai dar certo, traz isso pra realidade dos atuais campeonatos e pensa ...mas pensa mesmo!!!)

Qual o fabricante de botões que melhor fecha com as suas características ?
Marcos, o meu primeiro e único time que fiz quando voltei a jogar foi ele que fez e tá dando certo. Tem gente que faz botões muito lindos que é o caso do Ivan, Manoel e Anselmo.

Que fundamento gostaria de aperfeiçoar em seu jogo ?
Defesa e Chute a gol !!!

Qual o seu melhor fundamento ? Cavada, chute, cobertura, passe ou lançamento ?
Nenhum... arrumar o goleiro.

Se tivesse que fazer um time diferente do seu em 2008, qual seria ?
Internacional, mas todo branco.

Técnica, tática, controle emocional. O que pesa mais numa decisão ?
A perfeita harmonia dos três.

O que pensa que o FM precisa para crescer como esporte ?
Uma maior divulgação na mídia, juntamente com um trabalho de divulgação nas escolas e convidar essas crianças a participar de um torneio feito apenas pra elas. Sabemos que a TV e o computador afastou as crianças das brincadeiras antigas, porém, até hoje eu vejo nas lojas de brinquedos, bazares e alguns mercados times de panelinha, e se tem pra vender é obvio que tem comprador, portanto vamos encontrar esses consumidores.

* Entrevista originalmente publicada no Gothe Gol em 15/11/2007.

Nenhum comentário: